domingo, 11 de outubro de 2009

PROJETO: REESCRITAS DE CONTOS DE FADAS

Data 21/05/2009

“Projeto Contos de Fadas”:

Nome da Escola: Mario Meneguini.


Profª da sala: Nelma Pedroso e aluna-pesquisadora Adriana Palmeira.

Plano de aula:

Tema Central:

Histórias – Contos.

Áreas do conhecimento:

Língua Portuguesa.

Tempo provável: 1 hora/aula Faixa etária: 7 á 8

Objetivos: Ler e reescrever a história dos Três Porquinhos.

Conteúdos: Leitura e reescrita de Contos de Fadas.

Estratégias: Em dupla os alunos reescrevem a história dos Três Porquinhos. Depois a classe escolhe uma reescrita para fazer a revisão. Essa revisão é coletiva e todos participam e sugerem a pontuação e organização do texto para que outros leitores possam apreciar.

Recursos didáticos: Livros versões do Conto de Fadas,lousa e giz.

Avaliação: Durante a reescrita o professor passa pelas duplas observando e fazendo as intervenções necessárias.


2ª AULA E 3ª AULA :

Áreas do conhecimento:

Língua Portuguesa,Artes e teatro.

Tempo provável: 1 hora/aula Faixa etária: 7 á 8

Objetivos: Os alunos confeccionaram as máscaras e encenaram a história.

Conteúdos: Máscaras e apresentação Teatral.

Estratégias: Em outra aula os alunos que já reescreveram a história dos Três Porquinhos.

A professora fez um sorteio entre os alunos e escolheu quatro alunos para pintarem cada um a sua máscara,recortaram e amararam barbante,na qual foi usado para o teatro referente a história dos Três Porquinhos,sendo que não tivemos ensaio, tudo foi improvisado na hora até mesmo as falas dos alunos, onde todos se saíram muito bem,pois usaram a espontaneidade e a criatividade.

Durante a apresentação verificar se ficaram quietos e se gostaram do teatro.Depois na hora das atividades o professor passa pelos alunos observando e fazendo as intervenções necessárias.

Observar a apresentação e depois fazer atividades referentes a história dos Três Porquinhos.

Recursos didáticos: atividade mimeografada.

Avaliação: Os alunos serão avaliados pelo interesse e participação nas atividades desenvolvidas.


Referências Bibliográficas:

Scieszka, Jon Scieszka.

A verdadeira história dos Três Porquinhos

São Paulo, companhia das letras, 2005



Veríssimo,Érico.

Os três Porquinhos Pobres

São Paulo,Cia das letrinhas,2003

“Relatório de como foi o desenvolvimento da aula”.


A professora Nelma Pedroso,com a ajuda da aluna-pesquisadora Adriana Palmeira, trabalhou o “Projeto Contos” e priorizou três contos: Primeiro “Os três Porquinhos”, depois “João e Maria” e finalmente “Chapeuzinho Vermelho”.

Como a professora está acompanhando a turma da 1ª série, este ano na 2ª série pode resgatar o contexto das histórias. As versões foram relidas e como os pequenos amam os contos, não acharam repetitivos, simplesmente enriqueceram a linguagem oral, com um vocabulário mais apropriados e que fazem parte dos contos.

No caso dos “Três Porquinhos”, a professora trouxe algumas versões e leu para os alunos. Durante a leitura a professora conversava, lendo as capas, antecipando acontecimentos, ouvindo os comentários dos pequenos . Todos sabiam o objetivo do trabalho.

No primeiro dia, quando a professora foi contar do projeto explicou que presenteariam os segundos anos (primeira série) e que eles deveriam escrever pensando nos leitores. Ela relembrou quando eles estavam na primeira série. Disse que os escritores se preocupam muito com quem vai ler, pois bons leitores querem ler bons livros. Os pequenos se animaram com o produto final.

Após essas etapas a classe foi dividida em grupos de quatro e a professora se preocupou com esse planejamento, pois os grupos deveriam ser produtivos, todos deveriam trabalhar. E isso foi garantido. Havia um escriba e eles sabiam que o papel desse aluno seria escrever o texto ditado pelos outros integrantes e o próprio escriba poderia dar idéias e sugestões. A professora andava pela sala passando pelos grupos, ouvindo os alunos e fazendo as intervenções necessárias. Foi um período longo, enquanto a professora percebia que havia interesse e todos estavam envolvidos ela continuou com a atividade. Quando terminaram, apenas um grupo não finalizou, mas a professora ficou satisfeita com o que fizeram, ela sabia que eles fizeram o que podiam.

No próximo encontro ela disse que os textos estavam “dormindo”, mas que precisavam ser acordados. Releu cada versão e o grupo escolheu a versão que mais gostaram para a revisão. A revisão foi feita parte por parte.

A preocupação da professora era não deixá-los cansados e iam até onde percebia o interesse. Conversaram sobre a pontuação, mudaram algumas palavras, observaram as concordâncias, a organização. Enfim, liam cada parte para ver se o leitor iria gostar e querer ler ainda mais. Pronto. A revisão foi feita. A professora sempre fazia comparação com os livros que haviam lido, comentava que o livro é lido e relido muitas vezes pelo escritor e depois ainda é revisado por uma pessoa que tem a função de revisor, só então a gráfica edita e os livros vão para livraria, isso levaria tempo e que eles não deveriam se preocupar com a quantidade de tempo e sim com a qualidade do produto, no caso o livro.

Os pequenos se interessavam muito pelas atividades relacionadas com o livro. No final, após a revisão a professora digitou e eles ilustraram. O livro ficou do agrado de todos.






















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